Limpando bijuterias


www.manuformiga.com.br

www.manuformiga.com.br



Bijuterias e joias de prata oxidam e escurecem com o passar do tempo, mas há várias maneiras de devolver o brilho e cor natural do material.  As bijuterias tendem a ser mais difíceis de limpar do que as joias, pois são feitas de materiais mais sensíveis, por isso evite usar pasta de dente ou abrasivos que podem dar um brilho momentâneo, mas pouco tempo depois escurecem novamente.



Bijuterias

É preciso tomar cuidado com o contato da bijuteria com perfumes, cremes, loções, óleos e substâncias químicas e qualquer outro produto líquido que possa entrar em contato com a bijuteria, deixando o metal e os outros materiais desbotados, enferrujados, escurecidos causando assim sua deterioração. 

Lave apenas com sabão neutro e bastante água (nunca deixe de molho). Para limpar os lugares mais difíceis use uma escova de dentes velha.  Depois de lavar a bijuteria, secar com papel absorvente e fazer um polimento com flanela apropriada para joias. 

Guarde as peças em porta-joias ou forre caixas e gavetas c/um tecido bem macio (algodão ou veludo) e guarde as peças lá dentro embrulhadas em papel de seda, em saquinhos de tule ou caixinhas fechadas, isso vai garantir que elas não fiquem em atrito umas com as outras e arranhem. 

Você pode organizar suas bijuterias dentro de pratos ou bowls de porcelana com diversos formatos e cores diferentes. Seja criativo e organize suas bijuterias em fruteiras, quadros com treliça de madeira ou em pratos de louça de tamanhos variados.






  Dicas:
  • Para absorver a umidade coloque um giz branco dentro do porta-joias ou da caixa onde estão as bijuterias, ele irá absorver a umidade e evitar o escurecimento das peças;
  • Não use bijuterias na hora de tomar banho de chuveiro, mar ou piscina, pois elas oxidam;
  • Quando for ao cabeleireiro fazer algum tratamento no cabelo (tintura, rena, alisamento, etc) retire suas bijuterias, pois os produtos químicos são muito fortes e podem manchar as peças;
  • Limpe os pinos dos brincos com um pano de algodão seco e um pouco de álcool, evitando assim futuras alergias;
  • Evite dormir com bijuterias;
  • Aplique seus cremes e perfumes um pouco antes de colocar suas bijuterias, assim você dará tempo suficiente para eles serem absorvidos pela pele.