Livros




Transforme discos de vinil em suporte para livro

Você pode reutilizar discos de Vinil (LP) para fazer organizadores de correspondências, documentos, fruteiras, cabides, quadros, mesas, etc.



Aprenda como moldá-los:

  • Material necessário para fazer um suporte para livros:
  • Dois discos de vinil;
  • Pia ou bacia;
  • Água quente para encher a pia ou bacia e cobrir metade do disco
  • Um pedaço de feltro para colar na base do disco de vinil e evitar arranhões na mobília;
  • Cola;
  • Luvas de borracha.



Comece fervendo a água e despejando-a na bacia. Logo depois, mergulhe metade do disco até a borda do rótulo, achatando metade do disco.  Remova o disco da água quente, mas continue a achatar e alisar o disco no balcão da pia para que fique no formato correto. Durante este processo, o LP estará maleável, então espere que ele fique rígido novamente para cortar um pedaço do feltro no formato do disco. Cole o pedaço de feltro na base da peça e o suporte estará pronto.






Protegendo Livros Antigos

limpeza é um dos fatores mais importantes para a boa conservação dos livros. É ela que irá afastar dos livros com maior eficiência todos os agentes deteriorantes, como o , os insetos, a gordura e o mofo.


Mantenha seus livros sempre limpos

Mantenha seus livros sempre limpos



Tirando o pó:
Para tirar o pó das laterais dos livros, passe uma escova como mostra a figura.  No longo prazo, o acúmulo de poeira é um dos principais responsáveis pela degradação do papel. Use uma escova macia, passando-a sobre as capas, a lombada e o corte.  Embora pareça inofensivo, o pó depositado diariamente sobre os livros é fonte de acidez(que causa a oxidação e, portanto, o escurecimento das páginas).  As chamadas manchas do tempo que vemos nos livros são, na verdade, causadas pela oxidação irregular das folhas.  A poeira aglutina-se com outros fatores nocivos como a fuligem, o mofo e a gordura, provocando focos de impurezas que causam manchas.





Como tirar a gordura de um livro

Passe uma flanela com desengordurante sobre as capas e a lombada do livro, no verso das capas e nas abas (orelhas). Não aplique o desengordurante diretamente sobre o papel comum. 


Dica:
Você não deve usar o desengordurante para livros antigos com data anterior a 1950 ou livros cujas capas não sejam plastificadas. Nestes casos você pode usar vinagre ou uma flanela seca. Para limpar livros com encadernação de couro, use uma flanela umedecida com vinagre substituindo assim o desengordurante. O vinagre não agride o couro e ajuda a combater o mofoÓleo de linhaça também pode ser usado no lugar do vinagre. Após a limpeza, lustre os livros com uma flanela seca. Livros com capa dura costumam acumular sujeira na parte interna da capa.  


Mofo e bolor
Quando um livro com mofo é identificado, é preciso isolá-lo imediatamente dos demais. Os esporos de fungos espalham-se com facilidade e podem infectar um acervo inteiro. Para evitar mofo e bolor, coloque vinagre ou essência de alfazema em uma flanela e passe-a pelas capas, lombada e corte.


A essência de alfazema é muito usada para evitar o mofo e bolor

A essência de alfazema é muito usada para evitar o mofo e bolor

 


Ao limpar livros com encadernação de couro, utilize uma flanela umedecida com vinagre branco ao invés do desengordurante.
O vinagre não agride o couro e, de quebra, ajuda a combater o mofo. 

Óleo de linhaça pode ser usado também, no lugar do vinagre. Após essa limpeza, lustre os livros com um pano seco.

Para secar um livro úmido: 
Salpique suas páginas com amido de milho para absorver a umidade. Deixe-o assim por um dia as e depois remova o pó branco.


O amido de milho é usado para secar a umidade de um livro

O amido de milho é usado para secar a umidade de um livro

 


Para proteger seus livros, coloque produtos antimofo bem próximos a eles em sua estante, ou espalhe pequenos pedaços de algodão embebidos em terebintina.

Traças e Cupins:
Para evitar o perigo dessas criaturas destruidoras, passe uma flanela umedecida com querosene nas capas e no corte dos livros, passando em seguida um pano seco.  A realização periódica da limpeza, assim como uma inspeção ocasional, ajuda a identificar a presença de traças ou cupins antes que eles causem grandes estragos.


Bibliófago” é o termo adequado para designar qualquer criatura que se alimente de livros.